As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades.

Quais são as principais vacinas?

    É importante que as primeiras doses sejam dadas desde cedo, a partir dos 45 dias de vida. Iremos montar um calendário com as principais vacinas, que deve ser seguido ao longo de toda a vida do seu pet, incluindo doses de reforço e auxiliar em qualquer dúvida que possam ter no processo de vacinação.

   Para os cães, existem várias vacinas diferentes para proteger o seu pet. As duas principais e obrigatórias são a raiva e a V8/V10, porém gostaríamos de enfatizar que as outras vacinas (leishmaniose, gripe, etc) também são importantes e recomendadas.

  A imunização transmitida pelo leite materno dura poucas semanas e por isso é imprescindível que o reforço vacinal seja realizado seguindo critérios apropriados.

  Se depois de receber uma dose de vacina seu animal de estimação ficar mais amuadinho, não se preocupe! É normal que ele fique sensível nas primeiras 24 horas, assim como os bebês humanos pós-vacinação. Podemos auxiliar nesse momento com medicações para dar mais conforto e diminuir a sensibilidade local. Se ele apresentar inchaços, coceiras e outros sintomas diferentes, obtenha assistência veterinária. Pode ser que ele esteja tendo uma reação alérgica.

banners002

Calendário de vacinação para cães:

vacinacao2

   Utilizamos aqui na clínica a V8 e a V10 contra doenças como adenovirose, cinomose, hepatite infecciosa canina, leptospirose, parainfluenza e parvovirose. Uma diferença entre elas está na presença de outros sorotipos de bactéria leptospirose. Podendo fazer com que, por exemplo, uma V10 pareça ser mais completa do que uma V8, mas em um paciente que não precisa de tais agentes torna-se não útil. Por isso, deve-se vacinar de acordo com o local e incidência de doenças da região, sendo necessária orientação de um médico veterinário para isso. Não é porque uma V10 tem 10 agentes que será melhor que uma V8 que tem 8 agentes. A escolha dependera do local onde vive seu pet.

IMPORTANTE!

Não é efetivo vacinar seu pet quando ele está doente. É necessário que esteja saudável para adquirir a imunidade desejada.