Como Corrigir um Pet sem bater?
Educar um serzinho, seja ele animal ou humano, não é tarefa simples, é preciso ter paciência e acima de tudo respeito. É claro que, xixi fora do lugar, ter seu sapato favorito comido ou ver a destruição dos móveis da sala testam o temperamento de qualquer pessoa, mas precisamos lembrar que o ser pensante que raciocina e consegue conter os instintos, é você e não o animal! Bater não educa ninguém, assusta, estressa, traumatiza e prejudica o vínculo entre tutor e pet que deixa de ser de amor e passa a ser de medo.
Os pets, como você já sabe, não entendem 100% do que dizemos, para eles o nosso tom de voz e nossas ações, falam mais do que nossas palavras. Por isso se queremos ensinar algum comportamento temos que fazer isso ganhando o respeito do pet e mostrando a ele que existem recompensas para quem faz o que é “certo”.
Vamos ver algumas maneiras de educar com respeito?
1- Prêmios
Toda vez que seu pet fizer algo que você considera certo recompense ele com carinho, petiscos ou com alguma brincadeira que ele gosta, com o tempo, ele vai repetir a ação porque sabe que coisas boas esperam por ele depois.
2- Borrifar água
Uma pequena borrifada de água em um pet que está se comportando mal é um incômodo que não machuca e vai fazê-lo associar a ação a algo desagradável.
3- Fazer barulho
Chacoalhar um pote com moedas dentro ou fazer qualquer outro barulho, pode inibir comportamentos indesejáveis sem machucar o pet.
4- Mude seus hábitos
Não deixe ao alcance do pet o que você não quer ver destruído, é muito mais fácil se disciplinar do que disciplinar um animal, por isso evite deixá-los “cair em tentação” e mantenha os pertences proibidos longe deles.
5- Aja no momento certo
Repreenda o pet no momento do delito, depois não adianta! Brigar em outro momento só deixa o pet confuso e estressado.
6- Contrate um profissional
Se você não tem tempo ou sente que não está tendo resultados educando o pet por conta própria, pode ser interessante contratar um profissional de adestramento.
Lembre-se: maltratar animais é crime, é seu dever como tutor dar carinho e garantir um ambiente seguro para o pet se desenvolver e viver.